ORIENTAÇÕES GERAIS GOBLIN DE OURO 2024

É importante ressaltar alguns pontos fundamentais do processo desse ano:

  • Os avaliadores não devem saber quem são os outros avaliadores;
  • Os avaliadores devem seguir as instruções de rubricas de avaliação de cada categoria;
  • Os avaliadores devem permanecer tão neutros quanto possível enquanto avaliam as obras, deixando envolvimento pessoal de lado;
  • Todos os trabalhos inscritos para o prêmio que estavam dentro das diretrizes da categoria foram aprovados e enviados para os avaliadores;
  • Cada rubrica de avaliação foi desenvolvida levando em consideração as recomendações e diretrizes de especialistas da área, que foram consultados para garantir a qualidade do modelo avaliativo por parte do prêmio.

PASSO A PASSO

  1. Espera-se que cada avaliador leia este documento e esteja familiarizado com suas diretrizes;
  2. Em seguida, o avaliador deve escolher uma categoria para se familiarizar com as rubricas da mesma;
  3. O avaliador deve, então, ler cada um dos indicados para a categoria e avaliá-lo no formulário adequado para sua categoria;
  4. Assim que todas as categorias forem avaliadas, o avaliador deve reportar-se de volta para a organização do prêmio.

IMPORTANTE

  • Todas as obras devem ser avaliadas no formulário adequado;
  • Qualquer dúvida, pedimos que o avaliador reporte diretamente a organização do prêmio;
  • A organização do prêmio se reserva ao direito de manter o resultado em segredo até o dia da entrega dos troféus aos vencedores.

CONSIDERAÇÕES GERAIS POR CATEGORIA

A seguir, apresentamos considerações gerais para cada uma das categorias do Prêmio Goblin de Ouro 2024. Essas considerações foram escritas de acordo com apontamentos e orientações de especialistas da área e devem ser usadas em combinação com as Rubricas de Avaliação para dar a nota final de cada uma das obras. A organização do prêmio manteve as orientações exatamente como foram enviadas, sem qualquer tipo de edição. As Rubricas de Avaliação foram desenvolvidas levando essas orientações como base, além de considerá-las em relação a outros prêmios internacionais e edições anteriores do Goblin de Ouro.

As categorias são divididas em dois grandes grupos: Melhor Material de RPG e Melhor Produção de Conteúdo:

  • Melhor Material de RPG é o grupo que envolve as categorias ligadas diretamente com materiais de RPG em si, que são usados diretamente na mesa de jogo. São elas: arte, aventura, cenário, coesão de regras, livro básico, suplemento e tradução.
  • Melhor Produção de Conteúdo engloba as categorias relacionadas com produção de diferentes mídias relacionadas com RPG de mesa. São elas: canal, mídia escrita, podcast e produtor de conteúdo.

MELHOR MATERIAL DE RPG

MELHOR ARTE

Estilo + Técnica + Alinhamento com produto. Esses são os três pilares nos quais são baseados para a avaliação. Esses pilares precisam estar equilibrados.

Em Estilo é avaliado a originalidade do artista em imprimir sua visão e criatividade para representar o tema, a cena, a informação.

Em Técnica é avaliado o caminho técnico que o artista escolheu para representar seu estilo. O quão harmônico está a técnica em relação ao estilo. (Por técnica leia-se uso de hachuras, aquarela, renderização, uso harmônico de cores,…)

Em Alinhamento com produto é avaliado se o caminho gráfico escolhido em estilo e técnica está dentro da proposta do que é proposto no produto.

Exemplo: Em um RPG de terror sombrio é esperado uma estética condizente com o mesmo. Lógico que o artista pode ser criativo o suficiente para subverter expectativas mas o modelo mental esperado pelo público está estabelecido para cada gênero.

MELHOR AVENTURA

Para analisar uma aventura, primeiro de tudo, é visto a estrutura dela no geral para saber se ela tem os elementos básicos de uma narrativa:

  • Apresentação: o chamado do herói
  • A jornada ou clímax
  • E o desfecho, a conclusão.

Tendo esses elementos básicos podem ser analisadas outras questões. A primeira é a comunicação com o mestre do jogo, apresentando para ele as ferramentas disponíveis que ele vai precisar usar, como livros que vão ser usados na aventura.

A apresentação, um resumo da aventura, para ele saber do que se trata a aventura antes dele ele começar.

O enredo principal e blocos secundários, para entender se essa aventura que ele está mestrando é mais direcionada pra uma linearidade ou se existem muitos blocos secundários, deixando ela mais com cara de mundo aberto. Se essa comunicação está sendo bem passada para o mestre do jogo, dando ali todo o apoio a ele pra que ele possa apresentar isso bem para os jogadores. Quando se fala de apresentação de PDMs,  quando são os PDMs que estão falando, se o discurso parece parafraseado, se tem a descrição dos locais, as estatísticas de criaturas e oponentes, desenvolvimento dos encontros, os ganchos (principal e secundários)

Outra coisa importante é ter elementos de consulta rápido. Por exemplo: se tem formulado todo um apêndice no final da aventura para tudo ficar acumulado e não poluir o texto.

Por fim, se a história é atraente. É desejável ser uma história que cative, que entregue agenda aos personagens, que não tenha a aparência de uma aventura tão descritivas e tão amarrada, que os jogadores se sentem num conto de história, observadores ao invés de protagonistas de uma narrativa.

Em resumo:

  • Chamado do Herói bem definido
  • Apoio gráfico-visual ao narrador
  • Boa escolha de PDMs;
  • Boa história e clímax;
  • Recompensas;
  • Agência dos Jogadores;

MELHOR CENÁRIO

Existem seis aspectos que são sugeridos prestar atenção no julgamento técnico da categoria Melhor Cenário. O júri deve dar notas para cada subcategoria apontada para cada concorrente, obtendo assim uma pontuação a partir do somatório das seis notas para descobrir o vencedor.

ARTE INSPIRADORA: Ilustrações e design gráfico de qualidade que instigam a imaginar o cenário com mais profundidade, facilitando a compreensão sobre o universo explorado e destacando os diferenciais a serem apreciados.

CONSTRUÇÃO DE MUNDO: Elaboração de lugares, personagens, povos, divindades, objetos, eventos, cronologias e regras de coerência que façam acreditar que esse cenário imaginário existe e deixe com vontade de conhecer mais.

ESTÍMULO AO ESTUDO: Um bom cenário estimula a leitura e o estudo de cadeiras acadêmicas usadas na sua elaboração, como História, Geografia, Biologia, Antropologia, Filosofia, Arquitetura, Sociologia, Literatura, Design, etc.

LEITURA EMPOLGANTE: Qualidade da redação e capacidade de prender o leitor a diferentes exercícios de imaginação sobre como o cenário pode ser explorado na mesa de jogo, incluindo contos e relatos de diferentes personagens.

ORIGINALIDADE: O quanto de novidade que o cenário proporciona, tanto pelo lado inusitado (que nunca foi explorado antes em RPG) como pela aplicabilidade de conceitos novos em jogo e a vontade que dá de jogar nesse cenário.

REGRAS IMERSIVAS: O sistema de modo geral e as mecânicas exploradas não devem servir apenas para resolver dúvidas e conflitos narrativos, mas também para ajudar a imaginar aventuras que exploram os seus diferenciais.

Após dar as seis notas a cada participante, é sugerido que o membro do júri revise tudo e compare as notas dadas para trocar as notas quando imaginar necessário, caso sinta que ficou alguma discrepância entre as avaliações.

MELHOR COESÃO DE REGRAS

Sobre coesão de regras, a primeira análise deve ser da proposta do jogo. Se ela é comunicada de forma direta e compreensível; Se o público consegue entender a proposta. A apresentação das regras é uma parte fundamental da interface do público com o conteúdo de RPG.

Em seguida, é avaliado a efetividade das regras de forma isolada. Quase todo RPG contará com uma mecânica central de resolução de conflito. É avaliado o grau de funcionalidade desta mecânica, se ela conversa com a proposta definida previamente.

Por fim, é avaliado como essas regras funcionam em conjunto. É avaliado se há algum elemento de regras que destoa dos demais e gere estranhamento, é avaliado como os subsistemas se integram em si, se existe conversa entre elementos e subsistemas dentro do jogo, ou eles são completamente paralelos.

É notado também um cuidado adicional em relação à inovação e impacto. Trazer novas ideias, causar discussões e gerar derivados são indícios de excelência mecânica.

MELHOR LIVRO BÁSICO

  1. Clareza e coesão: As informações em um livro de RPG devem, ainda que apresentadas sob diferentes formas, ser claras, podendo se valer de exemplos ou redundâncias propositivas. É importante ter aquela sensação de “saquei qual é” ao virar a página, sem precisar recorrer a outros textos. Além disso, o texto deve ser coeso, evitando dubiedades e contradições. Nada de “será que ele quis dizer isso”, ou “acho que ali atrás estava diferente”. Essas são percepções que afetam a compreensão do jogo.
  2. Organização das informações: O quão o livro está preocupado em ser, além de um livro, uma fonte para referências futuras. Há vários trajetos de leitura em um livro básico de RPG. Um trajeto está na criação de personagens, outro nas regras básicas, outro em ferramentas de apoio, outro na criação de personagens. Ainda que possa parecer estranho, um livro de RPG tem informações repetidas e reforçadas pois ele prevê esses múltiplos trajetos de leitura. Então, será que é possível criar uma personagem de forma fluida ao folhear o livro ou é perdido tempo sem saber direito onde está?
  3. Usabilidade e acessibilidade. Seguindo a avaliação acima, focada em experiência do usuário, vale observar se o texto está com uma fonte coerente. Se a orientação do texto é adequada. Se as cores não estão diferenciando muito sobre o texto, se há ferramentas de apoio à leitura como ícones, fluxogramas, resumos, caixas de texto e toda sorte de elementos para tornar a leitura mais agradável a quem está com o livro. E para suporte digitais, se há uma versão em alto contraste, se há indexação em manuais digitais, etc.
  4. Relevância social: Livros de RPG são produtos de mídia e artefatos culturais. Eles dialogam com nossos tempos, valores e práticas. O quão alinhados eles estão com os temas discutidos em outras mídias, com as questões presentes em nosso mundo? Um livro de RPG não é uma ilha. Então, identificar os diálogos e interlocuções é algo muito importante.
  5. Conexão ludonarrativa: Aqui é avaliado o quão o universo ficcional dialoga com as regras e mecânicas. Ao ler sobre o cenário, é avaliado se faltou uma mecânica para uma situação específica, se há regras desnecessárias, se existem páginas demais para algo que não é tão importante ou um detalhe que merecia estar no centro da página
  6. Inovações mecânicas: Todos já jogamos dados para superar desafios. Mas há apenas este tipo de jogada? Como as mecânicas orientam àquela experiência? Algo inédito e intrigante? Uma forma nova de jogar? Um jeito diferente de lidar com uma situação já conhecida? Aqui o design é bastante importante
  7. Prosa imersiva: É avaliado se o texto do livro coloca o jogador no clima do jogo ou são apenas instruções sem coesão. Um livro de RPG também deve ser agradável e sua leitura já inicia o engajamento diegético. Quando o exemplo aparece, é esperado uma exclamação em um resultado incrível. Assim como reticências podem deixar a descrição do cenário sombrio e misterioso mais instigante.

MELHOR SUPLEMENTO

  1. Qualidade de Produção: qualidade da arte, diagramação, design gráfico e impressão; É desejável que o suplemento tenha sua identidade visual minimamente em sintonia com a obra principal de forma a criar conexão imediata com o leitor.
  2. Escrita: clareza e qualidade da escrita; É desejável que o suplemento seja claro e coeso em suas descrições textuais e regras de forma condizente com a obra principal.
  3. Conteúdo: profundidade, originalidade e qualidade das informações apresentadas; É desejável que a proposta do suplemento complemente, aprofunde ou expanda a obra principal de forma a dar mais flexibilidade e opções ao mestre e jogadores.
  4. Design de jogo: coerência e integração do conteúdo com as regras do jogo; É desejável que as regras estejam em sintonia com a obra principal de forma a não causar conflitos e problemas de mecânicas.
  5. Inovação: novas ideias, mecânicas de jogo ou expansão do universo do jogo. É desejável que o suplemento inspire novas formas de explorar a obra principal e complemente suas funcionalidades e experiências.

MELHOR TRADUÇÃO

O manual do RPG é visto como um gênero textual todo próprio, pois mistura instruções técnicas – que devem ser claras e precisas – com trechos de texto literário – que podem ser épicos, dramáticos, líricos e uma infinidade de outras coisas, mas devem sempre causar o impacto estético desejado por seus autores. Mesmo que o texto original seja uma coleção de regras, há sempre um trecho específico que tenta despertar no leitor alguma “emoção literária”.

É entendido que avaliar qual tradução seria a melhor, além de ser uma tarefa com um forte componente subjetivo, é também algo que envolve gradações. O critério inicial aplicado para avaliar as obras inscritas é aquele que permite discernir claramente entre as obras de qualidade e aquelas de menor mérito. Em seguida, são empregados critérios progressivamente mais sofisticados para refinar ainda mais a seleção de obras à disposição, com a esperança de chegar à escolha final, que, com alguma sorte, seria a melhor.

FLUÊNCIA

São usadas algumas perguntas específicas para nortear o raciocínio neste quesito, dentre elas:

“Em que grau a experiência de ler este RPG se assemelha à experiência de ler um manual escrito por um falante nativo e competente do português brasileiro?”

“As regras são perfeitamente entendidas, assim como suas nuances ou o texto em português gera dúvidas que um falante nativo do idioma original não teria?”

“Os trechos ‘literários’ me empolgam e me ajudam a compreender a experiência de jogo sem que eu precise fazer muito esforço ou sou obrigada a reler o mesmo parágrafo cinco vezes até ‘captar a ideia’?”

“JOGABILIDADE” DA TERMINOLOGIA

É entendido que o êxito de um RPG traduzido depende muito da terminologia de cenário e sistema que será utilizada por pessoas de verdade à mesa de jogo.

No quesito “jogabilidade” da terminologia é avaliado também em que grau os termos de cenário e sistema em português representam adequadamente os conceitos importantes do jogo, dialogam com o tema e, ao mesmo tempo, soam naturais e orgânicos quando usados pelos jogadores. É orientado sempre a fugir de comparações entre traduções para chegar à um denominador comum em relação à coerência e consistência da terminologia, visando um claro entendimento dos conceitos do cenário e do sistema.

CRIATIVIDADE

É entendido que é a criatividade que faz uma tradução brilhante se destacar num horizonte de boas traduções. Para avaliar se uma tradução fluente e jogável é mais criativa que outra, o júri é norteado por algumas questões, dentre elas está o entendimento do grau de emoção que é gerado no leitor quando o mesmo lê uma tradução, se aquela tradução gera um sentimento de admiração, espanto, alegria, etc.

MELHOR CANAL

Neste quesito é avaliado:

  • Conhecimento e pesquisa do assunto. Domínio do tópico apresentado é uma questão de respeito com a audiência, o expectador deseja sentir que seu tempo é valorizado ao assistir o que o apresentador do canal tem a entregar, correlações e pesquisas aprofundadas validam esse quesito.
  • Didática. Apresentação engajada com exemplos, referências, argumentos, fatos e associações ajudam na compreensão do conteúdo. Linguagem acessível, inclusiva e democrática ajudam na difusão do conhecimento como um todo.
  • Interatividade com a comunidade. Interagir com os comentários, responder perguntas, fomentar discussões produtivas faz com que o público do canal se sinta parte da comunidade daquele assunto. Integrar as questões e perguntas que porventura surgem nos vídeos é uma forma de respeito com o público do canal.
  • Alcance. Número de visualizações, inscritos, curtidas, engajamento etc. são parâmetros de comparação para ver se a mensagem do canal está conseguindo ser transmitida. Não adianta o conteúdo ser maravilhoso se não está tendo acessos e relevância na comunidade RPGista.
  • Periodicidade. Frequência, atualização e consistência nas postagens são um quesito de qualidade desejável. É interessante também que o canal se posicione acerca de possíveis tendências do mundo RPGista e/ou emita opinião de forma a demonstrar sua habilidade de se manter antenado nas novidades.

MELHOR MÍDIA ESCRITA

Qualidade do conteúdo: A obra deve apresentar um conteúdo de alta qualidade, com informações relevantes e úteis para o leitor. É importante que o conteúdo seja bem pesquisado e que as informações sejam precisas e atualizadas. Deve conter links de referência das fontes utilizadas.

Coerência e consistência na escrita: O texto deve apresentar uma escrita coesa, clara e que flua bem, com um vocabulário apropriado e sem erros gramaticais ou de digitação. Além disso, é importante que a linguagem utilizada seja consistente em toda a obra. Vale notar que é um grande diferencial o texto sempre conter explicações para termos normalmente vistos em material de RPG pensando naqueles que estão lendo pela primeira vez e nunca jogaram.

Organização e estruturação do conteúdo: A obra deve ser bem organizada e estruturada, apresentando um índice claro e intuitivo. É importante que os capítulos e seções sejam bem definidos e que o conteúdo seja apresentado de maneira lógica e sequencial.

Originalidade e criatividade: Sua obra deve ser única e apresentar elementos criativos que se destaquem em relação a outras obras do mesmo gênero. É importante que apresente ideias e conceitos novos que contribuam para o enriquecimento do universo do RPG.

Conhecimento de regras do RPG: A obra deve estar adaptada às regras do RPG em questão, apresentando uma mecânica clara e consistente. É importante que as regras estejam bem definidas e que sejam de fácil compreensão para o leitor. Quanto maior o domínio das regras melhor.

Relevância: A obra deve ter uma relevância significativa para o universo do RPG em questão, contribuindo para a ampliação e aprofundamento do cenário. Estar atento as trends atuais de informação e demonstrar claro conhecimento dos últimos lançamentos e novidades sobre RPG

MELHOR PODCAST

  1. É importante que haja uma audiência, esse critério por si só não é decisivo, porque não quer dizer que grande audiência seja sinal de relevância. O principal quesito é que o alcance que tenha impacto;
  2. Qualidade técnica do som; Por se tratar de uma mídia exclusivamente sonora, é de extrema importância que haja uma qualidade técnica do som de forma a valorizar o conteúdo abordado e facilitar sua compreensão pelo público.
  3. Profundidade dos assuntos e a diversidade que ele traz para a própria comunidade de RPG. É desejável que os tópicos sejam relevantes ao ouvinte e despertem o interesse pelo hobby ou temas acerca do hobby em geral.

MELHOR PRODUTOR DE CONTEÚDO

Alguns aspectos são levados em conta, como por exemplo:

  1. Intencionalidade. É importante que o produtor de conteúdo tenha coesão e clareza com sua intenção, saiba definir suas ideias e aborde-as de maneira sólida.
  2. Ausência de personalismo afim de entender que o mais importante é o conteúdo a ser passado, assim como seu sentido.
  3. Diversificação do conteúdo. É desejável que o produtor de conteúdo seja capaz de conectar os mais diversos conteúdos ao gênero de RPG de forma fluída e direcionada.

RUBRICAS DE AVALIAÇÃO

As rubricas de avaliação são apresentadas da seguinte forma (da nota mais baixa para a mais alta):

  • Abaixo do Esperado (1-2): A obra apresenta critério muito abaixo do esperado, sendo 1 a nota dada para uma obra que poderia ser desconsiderada na categoria e 2 uma obra que possui o mínimo;
  • Regular (3 e 4): A obra apresenta critério pouco acima do mínimo esperado. Não merece qualquer tipo de destaque na categoria, sendo 3 a nota dada para uma obra com pouco mais que o mínimo e 4 para uma obra que apresente algumas poucas coisas interessantes dentro da categoria.
  • Bom (5 e 6): A obra apresenta critério bom dentro de avaliação individual. A nota 5, em uma avaliação global, é avaliada como positiva, mesmo apresentando alguns problemas. Já a nota 6 representa um pequeno progresso.
  • Excelente (7 e 8): A obra apresenta critério extremamente bem resolvido e apresentado. É fácil ver a qualidade do material no critério avaliado, sendo 7 a nota dada para uma obra com destaque mas com alguns problemas e 8 para uma obra que apresenta pouco ou nenhum deslize no critério.
  • Destaque Nacional (9 e 10): A obra apresenta critério com qualidade muito acima dos outros produtos nacionais avaliados no ano. A nota 9 representa um destaque nacional para um produto sem considerações negativas enquanto 10 representa uma obra que se qualifica como a melhor do mercado no ano vigente no critério avaliado.

AVALIANDO CADA CATEGORIA

Cada categoria apresenta três critérios. Devem ser avaliadas cada obra com uma nota de 1 a 10 em cada um dos critérios avaliativos de sua categoria. Uma obra pode estar competindo em mais de uma categoria e deve ser avaliada individualmente em cada uma delas.

O formulário deve ser respondido UMA VEZ POR OBRA POR CATEGORIA, selecionando a obra adequada sempre que for avaliar uma obra.