Área de Protótipos

OBJETIVO

A Área Catarse de Protótipos de Diversão Offline tem como objetivo incentivar a criatividade e inovação na área de jogos analógicos, fomentar o mercado nacional e auxiliar designers de jogos de tabuleiro e RPG a exibirem seu trabalho a um grande público, outros designers e editoras nacionais.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

  1. Poderão participar do concurso pessoas físicas maiores de 18 anos ou menores com autorização dos responsáveis.
  2. Elas deverão apresentar um protótipo funcional, testado por terceiros ao menos uma vez. O jogo não precisa estar completo, mas é preferível que sejam descritos quaisquer possíveis ajustes e alterações que poderão ocorrer até a data do evento.
  3. Serão pedidas informações pessoais, informações de contato (telefone e e-mail), manual de regras e vídeo de apresentação do jogo. O preenchimento deverá ser feito uma única vez. Inscrições duplas, informações falsas, falta de manual ou vídeo acarretarão desclassificação imediata.
  4. As regras deverão estar escritas em português. O uso de palavras estrangeiras pode ocorrer desde que não prejudique a compreensão das regras.
  5. O manual ou livro de regras não deverá ultrapassar 7500 (sete mil e quinhentas) palavras para protótipos de tabuleiro e 15000 (quinze mil) palavras para protótipos de RPG. Materiais extras e livros completos poderão ser anexados no formulário para melhor avaliação da curadoria, mas será necessário que o jogo seja assimilável dentro deste limite.
  6. O vídeo exigido para a inscrição deverá estar disponível em alguma plataforma online, que possibilite o acesso e visualização através do link disponibilizado no preenchimento do formulário. O vídeo não deverá ultrapassar 5 (cinco) minutos e poderá ser uma demonstração do jogo, uma apresentação pessoal, uma filmagem de playtest, um vídeo de regras, um vídeo de uma versão em plataformas virtuais ou qualquer outra forma que promova um melhor entendimento do jogo. Não é exigido que a pessoa inscrita apareça ou fale de si.


CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

  1. Será desclassificado imediatamente todo protótipo que apresentar qualquer material igual ou muito semelhante a algo já publicado, sejam regras, tabelas ou imagens. Poderão ser aceitas fotos ou desenhos não autorais apenas se devidamente explicitado, demonstrando busca por arte própria. Não será aceito no evento protótipo com qualquer mínima parte de plágio.
  2. Será desclassificada imediatamente qualquer pessoa que apresentar, seja no preenchimento do formulário, na apresentação por vídeo, no manual, na proposta do jogo ou em qualquer outra forma, qualquer tipo de discurso de ódio, preconceito de qualquer natureza, apoio a ideais fascistas, tom jocoso ou irresponsável a possíveis gatilhos, violências e assuntos delicados.

AVALIAÇÃO

  1. A avaliação dos protótipos será realizada por uma curadoria de diferentes profissionais da área, de todas as regiões do país.
  2. Os critérios de avaliação serão: Inovação e originalidade; Clareza e jogabilidade; Apresentação e desenvolvimento.
  3. Cada protótipo será avaliado por diferentes curadores e receberá uma nota numérica e texto de justificativa para cada critério. As notas serão somadas e as 20 (vinte) maiores somas terão seus protótipos selecionados.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

  1. A divulgação dos resultados ocorrerá no site oficial do evento e na conta oficial do evento no Instagram.
  2. Os 20 selecionados serão notificados por e-mail e por WhatsApp. Não havendo resposta em 7 dias corridos, o próximo protótipo na lista de classificação será chamado.
  3. As pessoas selecionadas deverão pagar o valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) até a data que será fornecida. A falta de pagamento até essa data será entendida como desistência, sendo acionadas as pessoas do protótipo de maior nota subsequente.
  4. Todas as pessoas inscritas que não tiverem sido desclassificadas receberão as
  5. Avaliações, justificativas e comentários feitos sobre o seu protótipo em seu e-mail.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. A participação no concurso implica na aceitação automática de todos os termos deste regulamento.
  2. A organização reserva-se ao direito de modificar datas ou realizar possíveis adaptações no regulamento por motivos justificados e explicitados aos participantes.
  3. Todas as informações pessoais e materiais enviados via formulário de inscrição ou e-mail serão vistas apenas por pessoas da curadoria e avaliação, respeitando a confidencialidade das pessoas envolvidas seguindo as diretrizes a Lei Geral de Proteção de Dados.
  4. O valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) contempla credencial de dois dias para duas pessoas, uma mesa de metragem 140 cm x 70 cm com posicionamento previamente escolhido pela organização do evento e direito a exibir um banner de até 120 cm x 80 cm caso deseje. Qualquer material gráfico de divulgação será custeado e confeccionado por conta de cada designer que tiver interesse.