Protótipos

Concurso de Protótipos Catarse – Diversão Offline

As inscrições para o concurso já estão encerradas. Recebemos vários projetos incríveis! 😀

Os projetos serão todos avaliados e no dia 26/02 saberemos quem são os felizardos, que participarão do Concurso, e os que serão selecionados para a Área de Demonstração Livre! Fiquem ligados em nossas redes sociais e aqui, no site.

Abaixo, confira os detalhes sobre o concurso e como ele funcionará:

O Catarse, em parceria com a editora New Order abre pela segunda vez oportunidade para os designers brasileiros de jogos de tabuleiro, com a Área de Protótipos da edição Paulistana do Diversão Offline. As inscrições são válidas até o dia 20/02, e 5 projetos serão selecionados para avaliação de um júri técnico e votação do público. O projeto vencedor será premiado no evento e terá uma campanha de financiamento coletivo apoiada pelos organizadores do concurso a ser realizada no primeiro semestre de 2018, com produção e publicação do jogo realizada pela editora New Order.
Critérios de Avaliação – Juri Técnico
O Júri Técnico será composto por profissionais do mercado nacional de board games, que julgarão os projetos a partir dos seguintes critérios:
  • Originalidade Mecânica
Criatividade na escolha das mecânicas do jogo, com foco em jogabilidade dinâmica e envolvente, variabilidade estratégica e game flow.
  • Originalidade Temática
Desenvolvimento do jogo a partir de uma temática original ou pouco explorada nos títulos disponíveis no mercado nacional, ou mesmo a exploração de uma ótica diferente dentro de temáticas clássicas.
  • Aderência ao Tema
Competência do game design em traduzir conceitos temáticos em jogabilidade, possibilitando a imersão dos jogadores no tema proposto.
  • Viabilidade de Produção
Escolha inteligente e elegante de componentes que viabilizem um produção financeiramente sustentável, que não prejudique a jogabilidade e consistência do jogo.
Votação Pública
Os 5 projetos finalistas ainda serão submetidos à apreciação do público do evento, que poderá votar em seu favorito. A votação será considerada como um dos critérios de avaliação do projeto, e adicionada à nota final de cada protótipo.
Premiação
O protótipo com a maior nota ao final do concurso será premiado com a publicação do jogo em parceria com a editora New Order, em uma campanha Tudo ou Nada através do Catarse. A produção do jogo, após o financiamento coletivo será realizada pela editora, com qualidade internacional de impressão e componentes.
Critérios de Pré-Seleção
Os protótipos passarão por uma pré-avaliação realizada pelo júri técnico, que definirá os finalistas do concurso a partir do material enviado pelos participantes. Os critérios são obrigatórios para entrada no concurso, e deverão ser enviados através do formulário disponível no final desta página.
  • Nome do(s) Designer(s)
  • Sinopse e breve descrição mecânica
  • Manual de regras
  • Descrição de Componentes
  • Material Gráfico (se disponível); ilustrações, logo, layout do tabuleiro, etc.
  • Versão de Demonstração de até 30 minutos.
    • Independentemente do tempo de jogo, é necessário o desenvolvimento de uma partida-teste de até 30 minutos, para avaliação do júri.
Prazo de Inscrição e Divulgação dos Selecionados
Os projetos devem ser enviados até dia 20/02, através do formulário abaixo. Os projetos serão avaliados e a divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 26/02, pelas mídias sociais do Catarse e Diversão Offline, assim como no site do evento.
Área de Demonstração Livre
Tendo em vista que nem todos os protótipos já estão em um estado avançado de desenvolvimento e sabendo da importância do playteste para ajudar no processo de amadurecimento do projeto, teremos uma área de demonstração livre, independente do concurso. Nesta área, os projetos não concorrerão a uma premiação, mas estarão expostos e disponíveis para teste, garantindo ao designer a oportunidade de desenvolvimento através de feedbacks do público e a troca de experiências com outros designers presentes na convenção. Após a divulgação dos selecionados no concurso, no dia 26/02, serão convidados a expor na  Área de Demonstração Livre, os projetos que não se classificaram, mas que atingiram as melhores posições na avaliação. Não será necessária uma nova inscrição, basta aguardar o contato da organização.